quinta-feira, 17 de março de 2016

Não basta fingir que tudo se altera com o projecto da 2ªCircular, antes se exige uma imediata intervenção em defesa do transporte público de qualidade

Desde há vários anos, os transportes públicos da cidade (Carris e Metro) têm sofrido alterações que são verdadeiros atentados contra os utentes e as populações, como o aumento dos tarifários, a supressão de carreiras, a redução de percursos dos autocarros, a redução das carruagens e o aumento do tempo de espera nas várias linhas do Metro. Acresce que as escadas rolantes persistem paradas semanas e até meses, a degradação dos espaços em várias estações de Metro.

Ao fim-de-semana, nalguns bairros, muitos são os que estão limitados na sua mobilidade, uma vez que a partir de determinada hora da noite deixa de haver transportes públicos para regressar a casa. Exemplos Campolide, Olivais, Ajuda e Penha de França entre muitas outras freguesias e Bairros.
 
 



Uma intervenção, como a que agora se discute para a 2ª Circular, que ambiciona melhorar a mobilidade e facilitar a circulação das pessoas, deve colocar como aspecto primeiro a ser tratado a melhoria da rede de transportes públicos na Cidade e em toda a área metropolitana de Lisboa, ao mesmo tempo que deve fazer parte de um plano global para toda a cidade, de modo a garantir o direito das populações à mobilidade.


Não basta dar a ideia de que se vai alterar tudo com o projecto para a 2ª Circular, é preciso de facto uma outra intervenção em defesa dos transportes públicos na Cidade de Lisboa, capaz de assegurar e garantir o direito à mobilidade das suas populações.


 

Fevereiro de 2016


Esta Comissão de Utentes tem como principais exigências:
- Alterar a circulação dos transportes públicos e reverter a situação que conhecemos nos últimos cinco anos, caracterizada por uma profunda degradação da qualidade e da oferta;
- Tomar medidas para melhorar e aumentar a rede de transportes, que neste momento opera de forma muito insuficiente, e permitir o alargamento dos horários de circulação;
- Criar bolsas de estacionamento nos limites da cidade e garantir a ligação ao centro e a várias outras zonas, pelos diferentes meios de transporte;

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