sábado, 8 de novembro de 2008

O início do Processo

Com as alterações da segunda fase restruturação da Rede 7 da Carris, as Comissões de Utentes, entretanto formadas em várias zonas da Cidade avançaram para um processo de recolhas de assinaturas de protesto em virtude de sentirem afectadas as populações que representavam.



Na sequência da entrega das assinaturas ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações; Câmara Municipal de Lisboa (onde não fomos recebidos por ninguém com responsabilidade no pelouro e apenas no hall de entrada pela Secretária); e na Administração da Empresa dos Carris de Ferro de Lisboa.



Em sequência disso a Carris envia às Comissões o ofício de teor abaixo transcrito:



Assunto: ABAIXO ASSINADOS - REDE 7
Relativamente aos Abaixo Assinados que o auto-denominado "Movimento de Utentes da Carris" tem vindo a entregar a diversas entidades, incluindo a Carris, cumpre-nos prestar os devidos esclarecimentas para que não subsistam dúvidas acerca da atitude responsável da Carris quanto aoseu papel na mobilidade dos cidadãos de Lisboa, dos que aqui trabalham ou nos visitam.
Naturalmente que nos abstemos de comentar algumas considerações constantes do documento divulgado pelo "Movimento". No entanto, aquele documento encontra-se repleto de inverdades e falsas conclusões que não se podem ignorar.
Com a Renovação da Rede, a Carris pretende melhorar globdmente o serviço prestado aos seus Clientes - na Carris preferimos esta designação - através de vários objectivos de que se destaca a necessidade de adaptar a rede a novas necessidades e às alterações do sistema de transportes da cidade, aumentando a articulação com o metropolitano mas mantendo sempre as alternativas à superficie, reforçar as ligações
circulares e transversais na cidade, manter ou aumentar a acessibilidade à rede e aumentar a frequência de passagem das carreiras, melhorando a oferta em todos as horas do dia.
As alterações efectuadas foram exaustivamente estudadas com recurso a ferramentas infomáticas de modelação de rede, apoiadas em auditorias regulares a ocupação dos veiculos e na quantificação dos passageiros a partir dos dados de validações no acesso aos veículos, disponíveis na sistema de Bilhética, Os resultados da análise indicam melhoria global da acessibilidade, o que não significa, como em todas as mudanças, que não existam situções de pontual penalização.
A Renovação da Rede é uma das componentes do processo de reestruturação que a Caris vem prosseguindo nos últimos anos, em que deve, obrigatoriamente, referir-se a renovação da frota de autocarros, com 408 novos autocarros adquiridos em 2 anos, a redução do sistemático defice operacional melhorando a situação financeira da empresa, o rejuvenescimento do pessoal tripulante e o reposicionamento da Carris e sua imagem em termos nacionais e internacionais. É um facto que a Carris e o serviço prestado aos seus Clientes são hoje diferentes para melhor do que há alguns anos atrás. A confirmá-lo está o aumento do nível de satisfação global dos clientes que em
2005 teve o valor de 54,2%, em 2096 de 60,0% e em 2007 atingiu os 62,4%.
Estes vaiores resultam do Inquérito de Satisfação de Clientes, baseada no modelo ECSI (European Consumer Satisfation index) utilizado em muitos países europeus e que vem sendo realizado pelo CESOP - Centro de Estudos e Sondagem de Opinião Pública da Universidade Católica no âmbito da Sistema de Gestão de Qualidade implantado na Carris. Aquela subida do nivel de satisfação está, naturalmente, relacionada com o esforção que nos últimos anos a Carris vem realizando no sentido da melhoria do serviço prestado aos seus clientes. Reconhece-se, contudo, que há ainda uma margem de melhoria a alcançar, sendo também verdade que as dificeis condições em que prestamos a serviço condicionam muitas vezes a qualidade que é percebida pelos nossos Clientes,

Passando aos esclarecimentos.
Em termos gerais e quanto ao documento divulgado para a Comunicação Social:
Na 1" fase da "Rede 7" a rede de transporte da Carris utilizou exactamente o mesmo número de veículos e a oferta de serviço, medida em quilómetros ou em horas, aumentou ligeiramente em resultado da melhoria do serviço fora dos períodos de ponta incluindo o período nocturno e as fim-de-semana;
Exactamente o mesmo se verifica com a implementação da 2" fase da "Rede 7" em que, para além de se manterem em serviço o mesmo número de veículos, se verificará um ligeiro acréscimo da oferta; Esta 2ª fase da "Rede 7" coincidiu, de acordo com o previsto, com a extensão da linha Azul de metropolitano a Sta. Apolónia. Naturalmente que, face à estruturação que o metropolitano implica na rede de transportes de Lisboa, a rede da Carris não poderia permanecer imutável após aquele prolongamento;
As alterações de carreiras nesta 2ª fase incidiram quase totalmente sobre os eixos servidos pelo metropolitano, sem que de forma alguma deixem de ser mantidas alternativas à superficie, mas procurando reorientar meios para reforçar o servigo em áreas e ligações não servidas por metropolitano;
A Carris tem vindo a colocar diariamente em serviço todos os meios programados - veiculos e tripulantes - cumprindo integralmente o serviço, sem quaisquer "cortes", salvo os que resultam de factores imprevistos, tais como condições de circulação adversas ou avarias; Pelo facto de terem deixado de funcionar algumas carreiras - 8 carreiras na 1ª fase e 1 carreira na 2ª fase - e outras serem objecto de encurtamento dos percursos, nenhuma área da cidade ficou privada de transporte, nem com acessibilidade reduzida a rede, em qualquer período do dia ou ao fim de semana. Todos os trajectos daquelas carreiras estavam, ou passaram a ser, cobertos por percursos de outras carreiras; Pelo contrário, algumas áreas da cidade passaram a ser melhor servidas e com melhores ligações, assim como várias carreiras passaram a funcionar com frequências superiores, conforme descrição a seguir.


1ª fase da "Rede 7"
Novas áreas e novas ligações servidas:
701 - passou a servir a Qta. dos Barros e a Ligar Campo de Ourique a Sete Rios e Hosp. de Sta. Maria.
708 - passou a ligar o Parque das Nações (norte) ao centro da cidade.
777 - alargou o serviço na "Alta de Lisboa" e passou a ligar ao metropolitano na Ameixoeira.


Novos serviços no Período Nocturno
701 -passou a efectuar a ligação Campo Grande - Sete Rios.
708 - alargou o serviço ao Parque das Nações (norte).
755 - passou a servir a ligação entre o B.º do Condado e Poço do Bispo.
793 - passou a funcionar (Est. Roma-Areeiro - Marvila).


Novos serviços no Fim-de-semana
701 - passou a funcionar (Campo Grande - Campo de Ourique).
708 -passou a servir o Parque das Nações (norte) ligando esta área ao centro da Cidade.
727 -prolongada do Marquês de Pombal a Est. Roma-Areeiro.
732 - passou a funcionar (Restauradores - Caselas) .
777 - passou a funcionar (Campo Grande - Ameixoeira).
793 - Passou a funcionar (Est. Roma-Areeiro - Marvila).



Melhoria de frequências
Através da afectação de recursos suplementares foi melhorada a frequencia de 15 carreiras (701,720,726,727,729,732,742,746,750,751,755,777,793,794,2)



2ª fase da "Rede 7"


Novas áreas e novas ligações servidas:
713 - passou a ligar Santos, Lapa e S. Bento a Amoreira.



Novos serviços no Periodo Nocturno
706 - passou a funcionar (Praça do Chile - Sta. Apolónia).
Através da afectação de recursos suplementares foi melhorada a frequência de 9 carreiras (706,714,746,758,781,782,36,60,25E)


É pois notório que não se verificaram os "prejuízos" para os moradores de certas áreas da cidade como é incorrectamente referido e, inversamente, em muitas áreas se verificou uma melhoria da serviço prestado pela Carris, conforme é objectivo do projecto de Renovação da Rede;
Reconhece-se que algumas ligações passaram a necessitar da realização de transbordo, situação que deixou de ser penalizada tarifariamente com a introdução de bilhetes pré-comprados de validade horária;
Conforme foi previamente anunciado a Carris estabeleceu publicamente o compromisso de, após a implementação das alterações, proceder a sua monitorização e, quando se justificasse, introduzir as correcções necessárias. Assim aconteceu com a 1ª fase da "Rede 7" em que foram efectuados 14 ajustamentos de dimensão diversa, tal como se esta também a proceder relativamente à 2ª fase;


Esclarecendo relativamente aos designados "problemas principais":

"Supressão de carreiras da Carris":a carreira 33 está integralmente substituida pela carreira 767; a carreira 63 está substituída, na a Damaia e Benfica ao Hosp. Sta. Maria e Cidade Universitária, pela carreira 64 que foi prolongada; a carreira 85 está substituída pela carreira 750 que foi reforçada; a carreira 105 foi substituida no seu serviço por outras carreiras (718, 759, 81); a carreira 113 está substituída pela carreira 2 (agora 702) que foi reforçada; a carreira 114 foi substituída pelas carreiras 28 e 708, a sul e a norte respectivamente, o que permitiu que o Parque das Nações passasse a dispor de serviço nocturno e de fim-de-semana; a carreira 115 foi substituida por outras carreiras (701, 718, 726); a carreira 90, que funcionava em períodos de ponta de dias úteis, foi integralmente substituida pela carreira 745, com funcionamento bastante mais alargado, cujo percurso e terminal foram alterados para o efeito;

Trajectos encurtados: a carreira 2 tinha procura reduzida para a "Baixa", mantendo-se esta ligação possível através da utilização da carreira 711; a carreira 709 termina no Terreiro do Paço existindo várias opções para a ligação a St.ª Apolónia, nomeadamente pelas carreiras 745 e 759; a carreira 746 termina no Marquês de Pombal existindo outras opções para a ligação a Sta.Apolónia, nomeadamente a carreira 745;

"Circuitos alterados e cortes ao fim da tarde e ao fim de semana": não existia ligação dos Olivais ao Hospital Curry Cabral, razão porque não "deixou de existir"; o trajecto que a carreira 21 deixou de efectuar passou a ser realizado pela carreira 708, por troca entre as duas carreiras; a carreira 79 não teve qualquer alteração no âmbito da "Rede 7"; a carreira 44 não teve também qualquer alteração; a carreira 745 alterou o terminal do Cais do Sodré para Sta, Apolónia o que significa apenas um pequeno acréscimo da extensão da trajecto;


É completamente falso que "... em toda a Cidade, as carreiras acabam as 20.30 e muitas desaparecem aos fim-de-semana", assim como atribui-lo à "Rede 7". Apenas 9 das 77 carreiras de autocarros efectuam a última partida antes das 21h00 e 38 carreiras funcionam para além das 23h00. No casa das 5 carreiras de eléctricas, apenas 2 terminam antes das 21hOO e 2 funcionam para além das 23 h00. Acresce o Ascensor da Gloria que também funciona para a l h das 23h00 e o EIevador de Sta. Justa que, no período de Verão, funciona ate às 23hOO.
Durante toda a madrugada funcionam as 8 carreiras que compõem a "Rede da Madrugada". Conforme atrás esclarecido, com a implementação da "'Rede 7" existe um maior número decarreiras em funcionamento no período nocturno e ao fim de semana.

Relativamente a cada Abaixo-assinado: Para além do que na generalidade foi já anteriormente referido, esclarece-se o seguinte:

Olivais
Não se verificou na 2ª fase da "Rede 7" qualquer alteração que pudesse justificar o alarmismo reflectido no texto (elaborado antes da implementação), nem se percebe o seu alcance.
Como foi referido anteriormente, para além de se manterem em serviço o mesmo número deveículos, tem sido incrementado o serviço nocturno e de fim-de-semana.
Também na 1ª fase, as alterações mantiveram globalmente o serviço, apenas se admitindo que ao fim de semana a acessibilidade ao Cemitério tenha resultado parcialmente penalizada em algumas ligações pela falta da carreira 105. Para outros destinos, nomeadamente Parque das Nações e Aeroporto, não se verificou qualquer redução, pelo contrário.


Benfica (incluindo o comunicado)
A ligação da Damaia e Benfica ao Hosp. Sta, Maria está assegurada pela carreira 64 que foi prolongada em Julho de 2007. Uma eventual alteração do percurso em Benfica vai ser analisada.
O anterior percurso da carreira 746 seria completamente coincidente com a linha Azul de metropolitano entre Sete Rios e Sta. Apalónia. Esta coincidência não se justificaria em temos de complementaridade das redes. No entanto, a ligação à superfície até Sta Apolónia encontra-se garantida pela carreira 745, através de ligação no Marquês de Pombal.
No periodo nocturno a procura é muito reduzida, não justificando o funcionamento simultâneo decarreiras no mesmo eixo. É esta a razão porque a carreira 758 garante o trajecto de Sete Rios para o Cais Sodré e a carreira 746 garante a ligação de Sete Rios até à Damaia através da Estrada de Benfica.
A ligação entre Cemiterio de Benfica e o Colégio Militar encontra-se assegurada ao fim de semana pela carreira 767, razão do não funcionamento da carreira 765. Por outro lado, esta última passou a funcionar durante todo o dia com a 1ª fase da "Rede 7".
Não corresponde à verdade que as carreiras tenham passado a funcionar com intervalos maiores. As carreiras 746 e 758, por exemplo, tiveram um aumento de frequência.

O encerramento do Túnel do Rossio trouxe alguns problemas nas ligações de Damaia/Benfica à "Baixa", aguardando-se que após a sua reabertura, prevista para meio de Fevereiro próximo, seja retomada a nomalidade.

Alfama
A extensão da linha Azul de metropolitano a Sta. Apolónia implicaria, necessariamente, um ajustamento da rede da Carris, conforme explicitado. É neste contexto que as carreiras 709 e 746 foram encurtadas e a carreira 90, que apenas funcionava nos periodos de ponta dos dias Úteis, deixou de funcionar. Conforme foi já referido, a Carris manteve as necessárias alternativas de superficie, razão da alteração de percurso e terminal da carreira 745. Assim, a carreira 745 substitui integralmente a carreira 90, sendo o acesso à "Baixa" assegurada por aquela carreira e pela carreira 759. Para o Cais Sodré foi mesmo incrementado o serviço através do prolongamento da carreira 781, assim como foi melhorada a ligação para Paiva Couceiro e Pr. do Chile por via do
ajustamento de terminal da carreira 706, a qual também teve uma melhoria de frequência e passou a funcionar no período nocturno.


Campolide
Relativamente à carreira 702, os dados de que dispomos e com que trabalhamos indicam uma reduzida procura na transposição do eixo Carnpolide/Marquês de Pombal para o eixo Marquês de
Pombal/"Baixa" e vice-versa. Reduzida procura não significa procura nula, pelo que existem algumas pessoas penalizadas. A ligação à "Baixa" mantem-se possível através de ligação com a carreira 711 na Rua Joaquim Antonio de Aguiar.
O mesmo se verifica no caso da carreira 713, em que o número médio de passageiros para alem de Santos/Lapa era reduzido. Também neste caso a ligação à "Baixa" se mantem possível através da ligação às carreiras 40 ou 25E.
Trata-se de alterações que estamos a monitorizar, conforme atrás referido.
Não se coloca a hipótese de a carreira 2 vir a servir outros Bairros, situação que será analisada separadamente.


Esperamos ter esclarecido todas as questões suscitadas, contribuindo para a reposição da verdade,
A Carris está firmemente convicta, e os resultados o confirmam, de que as alterações que vem levando a cabo no âmbito do projecto de Renovação da Rede contribuem para a melhoria global do serviço prestado aos seus Clientes, encontrando-se disponível para analisar e corrigir problemas que pontualmente existam, contribuindo deste modo para a melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa.


Com os melhores cumprimentos,
Pelo Conselho de Administração

Maria Adelina Rocha

Administradora


Ao teor manifestamente provocatório deste ofício a Plataforma respondeu com um ofício à Administração da Carris.

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