sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Luta dos Utentes

A Plataforma das comissões de utentes da carris vão prosseguir a luta contra os cortes de horários, carreiras e encurtamento dos percursos, através da entrega das assinaturas recolhidas junto da população, às diversas entidades responsáveis.


Entretanto apelamos a todos os utentes para fazer a demonstração pública da sua indignação e determinação na luta pela reposição das diversas carreiras, horários e percursos, integrando as comemorações do Dia do Trabalhador - lembrando que precisamente os transportes públicos servem, frequentemente, para chegar aos locais de trabalho nos outros dias do ano e assim servem como suporte da criação de riqueza nacional.




quinta-feira, 21 de abril de 2011

Acções - 25 de Abril




Recebemos do Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos a nota que passamos a divulgar:











"Comemorações de Abril
Lisboa, 20 de Abril de 2011
Considerando a situação política e social que estamos a viver assumem-se como de grande importância e significado quer as comemorações do 25 de Abril quer as comemorações do dia 1º de Maio.É necessário que a ambas seja dado um cariz vincadamente reivindicativo e de exigência por uma nova política que garanta mais e melhor justiça social, pela garantia dos direitos das populações e trabalhadores, por mais e melhores serviços públicos.É pois, tendo em consideração a importância das comemorações e o que as mesmas podem representar para o futuro imediato de Portugal e dos Portugueses, que nos permitimos apelar à participação dessa comissão nas comemorações referidas nos locais onde elas tenham lugar.É importante que as comissões se façam acompanhar de panos ou cartazes alusivos quer à sua identificação quer à sua reivindicação.
Grupo Permanente do MUSP"

terça-feira, 12 de abril de 2011

Não deixamos ninguém a lutar sozinho



A Plataforma das Comissões de Utentes da Carris, recebeu no seu mail a seguinte mensagem de um utente da margem sul e que se viu afectado pelas recentes alterações e cortes de carreiras e horários:







"Podem incluir na vossa pedição/reclamação a carreira 752 da margem sul para lisboa, visto ser eu o único a fazer barulho com a Carris? Para me deslocar para o meu local de trabalho tenho que fazer metade de Lisboa e voltar para trás até ao Alto de Santo Amaro. Terminando esta carreira [752] em Alcantara-terra, quando existia."





Na realidade não é possível alterar uma petição on-line que já está subscrita por várias pessoas. Mas atendendo ao facto de não termos conhecimento de todos os problemas surgidos com as alterações, e vários nos poderem ir chegando depois, tivémos o cuidado de indicar na Petição:












"No conjunto estas alterações e outras não mencionadas afectarão milhares de cidadãos que habitam ou trabalham na cidade de Lisboa, contribuindo para o aumento de custos e tempo dispendido pelos utentes, para uma diminuição da utilização do transporte público, e em suma para o agravar da situação económica negativa, quer na região de Lisboa, quer no País."





Isto serviu para que todas as situações podessem ser abordadas por nós nos contactos que fossemos tendo com as diversas entidades, e nos alertas que viessemos fazendo, à medida que nos chegasse o conhecimento das mesmas.








Nenhuma situação de limitaçao da mobilidade diária de qualquer utente da Carris fica de fora do âmbito das nossas preocupações. Existimos para fazer crescer uma luta comum e para que ninguém se sinta a lutar sózinho. Apelamos para que todos aqueles que sentem este problema nos façam chegar as suas preocupações.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Carris colocou este inquérito na sua página da net. Não sabemos a quem divulgou, porque à Plataforma das Comissões de Utentes não chegou...pese embora tenham o nosso mail, uma vez que já trocámos várias vezes correspondência...

Como não somos de guardar rancores :) Aqui damos conhecimento, para que todos os leitores possam ajudar a Carris a encontrar o caminho certo...Vá lá, não sejam maus!


JÁ RESPONDEU AO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES?Ajude-nos a melhorar o serviço de transportes oferecido pela CARRIS, respondendo ao inquérito de satisfação de Clientes.É utilizador dos serviços de transporte da CARRIS? Sim? Então este inquérito é dirigido a si!


Conhece as nossas carreiras?


Utiliza os sistemas de consulta de informação em tempo real?


Sabe onde pode adquirir o seu passe?


Participe neste estudo, a sua opinião é importante para nós! 2011 http://www.carris.pt/

terça-feira, 5 de abril de 2011

Recebemos do Movimento dos Utentes dos Serviços Publicos a seguinte circular que transcrevemos. Se tiverem ideias para acções a realizar, escrevam-nos para podermos combinar em conjunto.





Circular

15 de Abril próximo, acções e iniciativas de protesto e reivindicação


Lisboa, 28 de Março de 2011


Continuam a ser muitas e muito graves as decisões e medidas tomadas e aplicadas pelo Governo em prejuízo da generalidade dos serviços públicos e contra os direitos das populações, trabalhadores e utentes.Elas são o encerramento de serviços, a supressão e redução de transportes, aumentos dos medicamentos e redução das comparticipações, o fecho de mais cerca de 500 a 600 escolas a anunciada privatização das linhas ferroviárias suburbanas nas áreas de Lisboa, Porto e Sado na Margem Sul do Tejo, aumentos escandalosos dos combustíveis e fala-se também no aumento dos títulos (passes sociais) e bilhetes dos transportes públicos a somar a outras tantas situações que aumentam dia após dia as dificuldades já hoje sentidas por milhares de pessoas e famílias.Analisando todas estas situações a sua gravidade e implicações sociais e económicas que as mesmas representam para os milhares de pessoas e famílias referidas concluiu o Grupo Permanente do MUSP ser oportuno e necessário promover no próximo dia 15 de Abril ao nível nacional acções e iniciativas de protesto e reivindicação com realização local, ou seja as comissões de utentes concretizarem na sua área geográfica as acções e iniciativas que julgarem como as melhores e mais adequadas para protestarem ou reivindicarem sobre os problemas com que as respectivas populações são afectadas.Estamos convictos que se todas as comissões de utentes se empenharem na concretização deste objectivo, as acções e iniciativas constituir-se-ão como uma importante jornada de protesto e reivindicação em defesa dos direitos das populações, trabalhadores e utentes.Considerando quer a gravidade da situação actual quer a importância das acções e iniciativas, permite-se o Grupo Permanente do MUSP apelar a todas as comissões que realizem no dia referido uma acção ou iniciativa de protesto ou reivindicação, e que até ao dia 12 de Abril informem o MUSP de qual a hora o local sobre o quê e qual o seu formato para que no dia 13 se possa informar a comunicação social do que vamos fazer.

Aguardando por uma resposta ao que solicitámos, somos com consideração, o Grupo Permanente do MUSP.

PeloGrupo Permanente Carlos Braga