terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vamos prosseguir a Luta

A concentração de protesto dos utentes, convocado pela Plataforma das Comissões de Utentes da Carris, reuniu mais de 200 utentes no Largo do Camões, mostrando que estamos dispostos a prosseguir a nossa luta e que este movimento em defesa do transporte público se encontra em crescendo e que não irá parar nem abrandar até que seja revertido o processo de destruição das empresas e da rede de transportes públicos da Cidade de Lisboa.

Os representantes da plataforma das Comissões de Utentes foram recebidos pelo Assessor do Secretário de Estado dos Transportes, que negou serem definitivas, as propostas do Grupo de Trabalho, vindas a público.

Os utentes congratulam-se com a notícia, e vêm nesta o resultado da sua luta de protesto. Porém não dão como dado adquirido que este recuo seja definitivo e que a próxima proposta a surgir deste grupo de trabalho seja substancialmente melhor do que a agora abandonada, e prosseguirão a luta contra esta política de transportes, desde já aderindo e apoiando a Greve Geral de dia 24 de Novembro, e avaliando a tomada de novas iniciativas.

Estudantes protestam contra o fim do Passe

Segundo o DN Estudantes do básico e Secundário concentraram-se frente ao Ministério da Educação protestando contra o fim do Passe Escolar. Sengundo a notícia divulgada entre outras palavras de ordem os estudantes gritaram: "Passe escolar não é para acabar"

A Plataforma das Comissões de Utentes da Carris, saúda os Estudantes em Luta e está solidária com a sua reivindicação, que a par de outras, como o passe da terceira idade e a manutenção das carreiras e horários, tem sido um dos objectivos da nossa luta.

Abraço fraterno para os estudantes e um apelo a que se juntem a nós.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Plano de Privatizações encapotado destrói empresas de transportes públicos de Lisboa

Utentes dos Serviços Públicos de Transporte da cidade de Lisboa concentram-se em acção de protesto no dia 17 e apelam à participação na Greve Geral de 24 de Novembro (ver texto da nota de imprensa)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Não pára o roubo!!! Concentração dia 17 às 18 horas



Ainda a tinta não estava seca nas notícias sobre os projectos criminosos de acabar com os transportes nocturnos e muitos dos fins de semana e com muitas das carreiras da Carris, que servem a cidade, deixando o caminho aberto à proliferação de miriades de empresas privadas, e a transportes a preços proibitivos e já o Ministro dava a conhecer novas pérolas da sua criação, desta feita com o fim dos Passes da Terceira Idade e dos Estudantes. Desrespeitando aqueles que durante anos a fio contriuiram para o país, desrespeitando as famílias e o esforço da melhoria das competências do país aos vários níveis. Mostrando que no seu curto entendimento a mobilidade não é um direito mas um privilégio de uns quantos que possuem capacidades monetárias e que também apenas esses podem frequentar o ensino ou ter direito a uma velhice digna; Este Ministro e o seu Governo mostram que não há indignidade que não ousem cometer para desviar as capacidades do país para os Bancos e mãos estrangeiras, pelas boas graças da troika.



Mais esta injuria, que atinge também como foi já noticiado diversas empresas de transportes do interior que resistiam graças aos passes dos estudantes, não deixará de ter a devida resposta. A concentração que iremos realizar frente ao Ministério da Economia mostrará que não só essas medidas não serão acatadas por nós, mas que qualquer tentativa de as levar a cabo receberão como respostas o endurecimento da nossa luta.



Junta-te a nós na Rua da Horta Seca (Camões) dia 17 às 18.00

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PREPARAM-SE NOVOS ROUBOS E A DESTRUIÇÃO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE PÚBLICO NA CIDADE DE LISBOA!






Governo quer impor o RECOLHER OBRIGATÓRIO





Os sucessivos governos sejam do PS, do PSD/CDS-PP, têm promovido a degradação do serviço público de transportes, levado a cabo sucessivos cortes de carreiras da Carris, conduzindo à prestação de um mau serviço aos utentes e prejudicando a mobilidade da população.
O actual governo pretende ir mais longe como está previsto no Plano Estratégico dos Transportes (PET). Do que se trata, de facto, é de um verdadeiro Plano de Privatizações.
Depois da tarifa ter aumentado, depois de ter criado a figura de um Passe Social mais, criando uma situação de “passes para indigentes” pondo em causa a universalidade dos serviços, prepara-se para uma nova fase de aumentos de tarifários, com uma falsa unificação de bilhética, assumindo os novos bilhetes e passes os preços mais altos do actual tarifário.
Estão apresentadas a supressão de 23 carreiras, 5 serviços nocturnos, 12 encurtamentos de carreiras e várias diminuições de horários, atingindo as carreiras 10, 12, 21, 22, 25, 28, 30, 31, 36, 54, 44, 49, 70, 74, 76, 79, 201, 202, 203, 205, 206, 207, 208, 210, 701, 706, 708, 709, 711, 714, 716, 717, 718, 724, 726, 729, 732, 745, 753, 760, 764, 765, 777, 790, 793, 797, 799, e o eléctrico 18,na oferta da Carris, alegando-se que tal facto se deve à “falta de procura” quando na realidade se procura retirar aquelas carreiras que maiores dificuldades têm em ser lucrativas, para uma posterior privatização.
A privatização e as reduções de custos conduziram em outros países, nomeadamente no Reino Unido, a uma renacionalização ao fim de prejuízos para o estado britânico de cerca de 2 mil milhões de Libras e a perda de 31 vidas em acidentes causados pela falta de manutenção.
Estamos neste momento perante uma encruzilhada em que a aceitar passivamente as medidas preconizadas pelo Governo nos conduzem a um inevitável desastre social com consequência profundamente negativas na economia e no futuro do nosso país e do nosso povo, ou levantar contra estas a resistência determinada dos trabalhadores e das populações em defesa do serviço público de transportes na cidade de Lisboa.
Em defesa do transporte público de qualidade os trabalhadores e os utentes têm a mesma luta.
A Greve Geral do dia 24 de Novembro é mais um passo na luta pela garantia do direito ao transporte público – ADERE!